Países africanos recebem 1,2 mil milhões de dólares do Fundo da OPEP
Viena - A instituição financeira Fundo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para o Desenvolvimento Internacional (Fundo da OPEP) aprovou novos financiamentos para projectos africanos, segundo o portal Energy Capital & Power.
Os empréstimos, no valor de 1,2 mil milhões de dólares, surgem no âmbito da sua última ronda de financiamento global e visam reforçar a segurança alimentar, hídrica e energética, a resistência às alterações climáticas e os sectores mineiro e da educação para o crescimento económico.
“Estes investimentos nos nossos países parceiros irão impulsionar as infra-estruturas e reforçar a resiliência, proporcionando benefícios tangíveis às pessoas e comunidades que servimos”, declarou o presidente do Fundo da OPEP, Abdulhamid Alkhalifa.
Nesse contexto, a Côte d'Ivoire receberá 60 milhões de dólares para melhorar a gestão das finanças públicas e apoiar os esforços de descarbonização nos sectores dos transportes e da energia, como parte da ronda de financiamento.
A República Democrática do Congo beneficiará de um empréstimo de 30 milhões de dólares para melhorar o acesso das comunidades rurais à água potável.
O Benim garantiu 26 milhões de dólares para reforçar a segurança alimentar através do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento da Horticultura, enquanto o Botsuana beneficiará de um empréstimo de 40 milhões de dólares para diversificar a economia através do financiamento de iniciativas nos sectores da agro-indústria, saúde, educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, finanças e energia.
A Mauritânia, o Senegal e o Egipto receberão empréstimos para reforçar o comércio de produtos de base estratégicos.
Ainda de acordo com o portal Energy Capital & Power, um banco de desenvolvimento regional obteve também 40 milhões de dólares para apoiar projectos de crescimento socioeconómico em quatro países africanos, mas não especifica o nome da instituição beneficiaria.