Zâmbia pretende utilizar tecnologia nuclear para Combater alterações climáticas
Lusaka - A Zâmbia tenciona utilizar a ciência e a tecnologia nucleares para atenuar alguns dos desafios do país, incluindo a seca persistente.
O secretário permanente para a tecnologia e ciência, Brilliant Habeenzu, afirmou, neste sábado, que a integração da ciência e tecnologia nucleares nos programas de desenvolvimento nacional era fundamental para enfrentar alguns dos principais desafios mundiais.
O responsável, que falava na 68.ª Assembleia Geral da Agência Internacional de Energia Atómica em Viena, capital da Áustria, sublinhou que a insegurança alimentar e a propagação de doenças emergentes poderiam ser resolvidas através da utilização da ciência e tecnologia nucleares.
De acordo com Habeenzu, as alterações climáticas exacerbaram muitos dos desafios que os países enfrentam, resultando em fenómenos meteorológicos catastróficos, como secas prolongadas e inundações graves, e recomendou a utilização da tecnologia para resolver estes problemas.
“Elogiamos a Agência pelos seus esforços contínuos para promover as aplicações pacíficas da tecnologia nuclear em todo o mundo. A este respeito, o Governo da Zâmbia reafirma o seu empenhamento em colaborar com a agência”, revelou Brilliant Habeenzu.