Países da SADC pedem financiamento para resiliência climática do Zambeze


Washington - Oito países da África Austral solicitaram um apoio de 703 milhões de dólares para fortalecer a resiliência climática na bacia do rio Zambeze, uma fonte crucial de água para mais de 50 milhões de pessoas, noticiou segunda-feira, o portal Bloomberg.
A Comissão do Curso de Água do Zambeze (ZAMCOM) apresentou a proposta ao Fundo de Investimento Climático (CIF), com sede em Washington, no dia 28 de Fevereiro do ano em curso.
O financiamento visa a implementação de um projecto de cinco anos, com o objectivo de combater as alterações climáticas, a degradação dos ecossistemas e as práticas insustentáveis de uso do solo na região.
“A iniciativa pretende melhorar a resiliência climática e garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos na bacia”, explicou o presidente do Conselho de Ministros da ZAMCOM, Calle Schlettwein.
A ZAMCOM, que representa Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, está a trabalhar para reforçar a cooperação regional.
A organização procura obter apoio de bancos de desenvolvimento, investidores privados e doadores internacionais para viabilizar o projecto.