África

África


PUBLICIDADE

Países da SADC pedem financiamento para resiliência climática do Zambeze

Países da SADC pedem financiamento para resiliência climática do Zambeze
Países da SADC pedem financiamento para resiliência climática do Zambeze Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h30 04/03/2025

Washington - Oito países da África Austral solicitaram um apoio de 703 milhões de dólares para fortalecer a resiliência climática na bacia do rio Zambeze, uma fonte crucial de água para mais de 50 milhões de pessoas, noticiou segunda-feira, o portal Bloomberg.

A Comissão do Curso de Água do Zambeze (ZAMCOM) apresentou a proposta ao Fundo de Investimento Climático (CIF), com sede em Washington, no dia 28 de Fevereiro do ano em curso.

O financiamento visa a implementação de um projecto de cinco anos, com o objectivo de combater as alterações climáticas, a degradação dos ecossistemas e as práticas insustentáveis de uso do solo na região.

“A iniciativa pretende melhorar a resiliência climática e garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos na bacia”, explicou o presidente do Conselho de Ministros da ZAMCOM, Calle Schlettwein.

A ZAMCOM, que representa Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, está a trabalhar para reforçar a cooperação regional.

A organização procura obter apoio de bancos de desenvolvimento, investidores privados e doadores internacionais para viabilizar o projecto.

PUBLICIDADE