Startups Africanas vencem concurso Orange Summer Challenge


Casablanca - Três startups da África francófona foram as vencedoras da última edição do Orange Summer Challenge, que dá aos empreendedores três meses para transformar uma ideia num negócio, noticiou hoje o portal Disrupt Africa.
Criado em 2011, o Orange Summer Challenge é o evento emblemático da rede de Centros Digitais Orange em África e no Médio Oriente, com o objectivo de inspirar os jovens a desenvolverem startups tecnológicas para o bem comum.
Na edição de 2025, 282 jovens inovadores e empreendedores de 14 países beneficiaram de um apoio intensivo que combinou formação, orientação e treino, prestado por especialistas da Orange e dos seus parceiros: Amazon Web Services (AWS), Ernst & Young (EY) e NOKIA. Em conjunto, desenvolveram 57 startups sobre o tema Tech4Impact.
Na cerimónia de encerramento dos prémios, realizada em Casablanca, Marrocos, três startups foram nomeadas vencedoras, seleccionadas por um júri internacional e pelos votos dos funcionários do Orange em África e no Médio Oriente.
O primeiro prémio foi atribuído à Plastikoo de Madagáscar, que transforma resíduos de plástico em materiais de construção sustentáveis, reduzindo a poluição e promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.
Em segundo lugar, ficou o MEPS da Tunísia, que integra a Internet das Coisas para converter resíduos orgânicos em biogás limpo e fertilizante, enquanto o terceiro lugar foi para o Leevlong dos Camarões, um dispositivo médico que permite a monitorização em tempo real dos sinais vitais.
De acordo com o portal Disrupt Africa, os vencedores beneficiarão de apoio financeiro, técnico e comercial dos Orange Digital Centres e dos seus parceiros.
A NOKIA concederá uma subvenção de 40 mil euros (2,6 milhões de meticais) para financiar a pré-incubação e a incubação de projectos, enquanto a Orange oferecerá uma recompensa de 20 mil euros (1,3 milhões de meticais) para apoiar os jovens talentos envolvidos nestas iniciativas de impacto.
“Durante 15 anos, o Orange Summer Challenge apoiou milhares de jovens talentos na sua aventura empresarial. Esta nova edição ilustra mais uma vez a capacidade da juventude africana e do Médio Oriente para inovar e responder aos desafios sociais do nosso continente.
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes pelo seu empenho e criatividade”, afirmou Brelotte Ba, director-executivo adjunto da Orange África e Médio Oriente.