África

África


PUBLICIDADE

Governo sul-africano decreta estado de calamidade em Kwazulu-Natal

Governo sul-africano decreta estado de calamidade em Kwazulu-Natal
Governo sul-africano decreta estado de calamidade em Kwazulu-Natal Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h44 11/03/2025

Pretoria - O governo sul-africano decretou o estado de calamidade na província de Kwazulu-Natal na sequência da tempestade severa, que desde as últimas duas semanas de Fevereiro último até a presente data, matou pelo menos vinte e duas pessoas e desalojou outras centenas.

Por outro lado, segundo dados do governo provincial de Kwazulu-Natal, a tempestade severa provocou danos avaliados em mais de três mil milhões de rands.

O ministro sul-africano da Governanças Cooperativa e Assuntos Tradicionais, Velenkosini Hlabisa, disse que não restava outra alternativa a não ser declarar Kwazulu-Natal uma zona de calamidade, tendo como base o rasto de destruição deixado.

Hlabisa afirmou ainda que é assustador ver inundações se tornando uma norma-passe o termo-na província de Kwazulu-Natal, especialmente nas áreas do sul.

Ele explicou que a declaração do estado de calamidade, na província, visa facilitar a mobilização de todos os esforços para assegurar apoios e implementar protocolos de contingência para lidar com o impacto das inundações nas comunidades afectadas.

Igualmente, a declaração vai permitir a implementação de um plano multissetorial de alívio e reabilitação, garantindo, dessa forma, que as comunidades afetadas em Kwazulu-Natal recebam a assistência necessária.

Kwazulu-Natal tem sido ciclicamente afectado por eventos climáticos extresmos, daí que o rei zulu, Misuzulu Zwelithini, tenha pedido que o governo provincial organize discussões sobre mudanças climáticas para mitigar o impacto dos desastres naturais.

Na segunda-feira, os serviços meteorológicos sul-africanos emitiram um alerta para a ocorrência de tempestades severas nas províncias de Kwazulu-Natal, Mpumalanga e Limpopo. Espera-se chuva torrencial, acompanhada de ventos fortes e queda de granizo.

 

PUBLICIDADE