COMéRCIO

África do Sul apela ao sector privado para aderir à Zona de Comércio Livre

África do Sul apela ao sector privado para aderir à Zona de Comércio LivreImagem: DR

13/05/2025 18h23

Abidjan - O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, exortou o sector privado a envolver-se activamente na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), destacando o seu potencial para impulsionar o comércio no continente e reforçar a posição de África no mercado global.

Falando no Fórum dos CEO de África, realizado em Abidjan, capital económica e maior cidade da Costa do Marfim, Ramaphosa afirmou que a ZCLCA representa uma ferramenta essencial para o crescimento económico do continente africano, segundo a estação televisiva SABC.

“A zona constitui um motor de crescimento. Gostaríamos que o sector privado a abraçasse e participasse nela”, declarou o Presidente sul-africano, sublinhando que a zona comercial oferece oportunidades de integração e acesso a um mercado de 1,4 mil milhões de pessoas, com um Produto Interno Bruto combinado de 3,4 triliões de dólares.

Ramaphosa defendeu ainda que a paz é um requisito fundamental para o desenvolvimento, apelando à estabilização das regiões africanas afectadas por conflitos armados como condição para o progresso económico e social.

Mais lidas


Últimas notícias