Holanda devolve à Nigéria peças de arte retiradas pelos colonizadores


Abuja – Cento e vinte peças de arte de alto valor histórico, a maioria saqueados de países africanos pelos colonialistas britânicos, foram devolvidos à Nigéria, informou hoje a imprensa local.
Entre a variedade de objectos devolvidos neste fim-de-semana, segundo a Prensa Latina, estão estatuetas de figuras humanas e animais, placas e um sino.
Segundo fontes, algumas dessas peças fazem parte dos chamados Bronzes de Benin e estavam, em sua maioria, localizadas num museu em Leiden desde o final do século XIX.
Os países africanos exigiram da Europa a posse de seus tesouros históricos, saqueados pelas metrópoles durante a colonização.
Enquanto isso, a directora do Museu Wereld, Marieke Van Bommel, afirmou que o Governo holandês está comprometido em devolver artefactos que não pertencem ao país.
Segundo as fontes consultadas, os chamados Bronzes de Benin foram retirados em 1897 pelas forças britânicas sob o comando de Sir Henry Rawson.
Os Bronzes de Benin são um grupo de esculturas e relevos de metal que decoravam o palácio real do antigo reino, localizado no sul da actual Nigéria, e foram criados a partir do século XIII por artesãos de Edo.