África do Sul e Banco Mundial assinam acordo de USD 1,5 mil milhões


Pretória - O governo sul-africano e o Banco Mundial assinaram um Acordo de Empréstimo para a Política de Desenvolvimento de 1,5 mil milhões de dólares que ajudará a implementação de projectos nos sectores da energia e do transporte de mercadorias, segundo a agência de notícias SAnews.
Num comunicado divulgado nesta segunda-feira, o Tesouro Nacional explicou que o empréstimo visa apoiar reformas estruturais críticas para aumentar a eficiência, a resiliência e a sustentabilidade dos serviços de infraestruturas do país.
O apoio ao empréstimo está ancorado em três pilares principais da reforma estrutural: melhorar a segurança energética, aumentar a eficiência e a competitividade dos serviços de transporte de carga e apoiar a transição da África do Sul para uma economia de baixo carbono.
Estas reformas são facilitadoras essenciais do crescimento inclusivo e da criação de emprego.
“Esta parceria marca um passo significativo para enfrentar os desafios económicos urgentes da África do Sul, de baixo crescimento e elevado desemprego.
O financiamento faz parte dos esforços mais amplos do governo para implementar reformas estruturais que fortaleçam as instituições públicas, atraiam investimento privado e melhorem a prestação de serviços em setores prioritários da economia”, afirmou o Tesouro Nacional.
Os termos de financiamento do empréstimo estão alinhados com a estratégia de financiamento do Tesouro Nacional.
Especificamente, o empréstimo oferece taxas de juro favoráveis e termos de pagamento flexíveis, contribuindo para minimizar o aumento dos custos do serviço da dívida.