África

África


PUBLICIDADE

Primeiro Ministro senegalês reúne-se em Beijing com Presidente chinês

Primeiro Ministro senegalês reúne-se em Beijing com Presidente chinês
Primeiro Ministro senegalês reúne-se em Beijing com Presidente chinês Imagens: DR

Redacção

Publicado às 21h30 27/06/2025

Beijing - O Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu esta sexta-feira, em Beijing, o primeiro-ministro senegalês Ousmane Sonko, durante uma audiência em que os dois líderes reafirmaram o desejo de reforçar a parceria estratégica sino-senegalesa numa prespectiva Sul-Sul, noticiou a agência APA.

Sonko cumpre uma visita oficial à China no quadro da sua participação no Fórum de Cooperação China-África.

No encontro, Xi Jinping saudou o reforço dos laços sino-africanos e comprometeu-se a aprofundar a cooperação com o Senegal no âmbito da parceria estratégica global que une os dois países.

“A China e o Senegal são companheiros de viagem e bons irmãos no desenvolvimento e na revitalização”, salientou o líder chinês, citado pela agência Xinhua.

Xi defendeu a necessidade de implementação das Dez Acções da Parceria Sino-Africana, no sentido de encorajar o investimento nos sectores das novas energias e do desenvolvimento digital, bem como de promover as experiências culturais na perspectiva do Ano dos Intercâmbios China-África entre os Povos, previsto para 2026.

Por sua vez, Ousmane Sonko reafirmou o apego do Senegal ao princípio de “uma só China”, saudando a cooperação baseada no respeito mútuo, em oposição à lógica de dominação.

“O Senegal e a China partilham valores comuns no Sul e a nossa parceria é sólida e de longa data”, declarou.

A reunião de ambas entidades surge na sequência da cimeira de Beijing no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), co-presidida em Setembro passado pelo Presidente chinês e o homólogo senegalês Bassirou Diomaye Faye.

No plano económico, a China tornou-se o principal fornecedor do Senegal, representando 13,6% das importações, à frente da França (10,2%) e da Nicarágua (7,7%). A China é também um dos principais clientes do país, representando 10,7% das exportações senegalesas, depois dos Países Baixos (17,1%) e do Mali (16,2%).

PUBLICIDADE