África

África


PUBLICIDADE

Etiópia conclui construção da barragem hidroelétrica do Nilo

Etiópia conclui construção da barragem hidroelétrica do Nilo
Etiópia conclui construção da barragem hidroelétrica do Nilo Imagens: DR

Redacção

Publicado às 17h20 03/07/2025 - Actualizado às 17h20 03/07/2025

A barragem hidroelétrica da Etiópia no rio Nilo está concluída e será inaugurada em setembro, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro etíope.

Lançada em 2011, com um custo de quatro mil milhões de dólares, a Grande Barragem do Renascimento (GERD) é considerada o maior projeto hidroelétrico de África e também tem sido fonte de tensão com os países vizinhos.

Sudão e Egito consideram que projeto ameaça o seu abastecimento de água. Etiópia garante que é uma oportunidade partilhada e convida governos e população de países da bacia do Nilo para inauguração.

A barragem tem 1,8 quilómetros de largura e 145 metros de altura. Os trabalhos “estão concluídos e estamos a preparar a inauguração oficial”, anunciou Abiy Ahmed.

“Para os nossos vizinhos a jusante, o Egipto e o Sudão, a nossa mensagem é clara: a barragem do Renascimento não é uma ameaça, mas sim uma oportunidade partilhada”, acrescentou.

Localizada no Nilo Azul, na fronteira entre a Etiópia e o Sudão, a barragem gerará 5.000 megawatts (MW), o dobro da actual capacidade de produção da Etiópia.

O Sudão e o Egipto têm denunciado repetidamente o projecto “unilateral” de Adis Abeba, que, segundo eles, ameaça o abastecimento de água a estes países.

Abiy Ahmed disse que a inauguração estava prevista para Setembro e convidou os Governos e a população do Egipto, do Sudão e de todos os países da bacia do Nilo a juntarem-se à “celebração deste marco histórico”.

 

PUBLICIDADE