Zimbabwe arrecadou 748 milhões de dólares com exportações de Ouro


Harare - As exportações de ouro do Zimbabwe renderam 748 milhões de dólares entre Janeiro e Maio de 2025, um aumento de quase 25% face aos 599,2 milhões registados no mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 3 de Julho, pelo Banco de Reserva do Zimbabwe (RBZ), citado pelo portal de notícias The Herald.
O desempenho mensal registou um crescimento contínuo até Abril. Em Janeiro, o país exportou ouro no valor de 123,1 milhões de dólares, contra 112 milhões de dólares registados no mesmo mês de 2024, Em segundo o RBZ.
Fevereiro, as exportações atingiram 117 milhões de dólares, um ligeiro aumento face aos 109 milhões registados no ano anterior. Já em Março, o volume subiu para 155,6 milhões de dólares, face aos 82,2 milhões registados no mesmo mês de 2024.
Abril manteve a tendência de crescimento, com exportações de 183,3 milhões de dólares, muito acima dos 102,6 milhões de dólares registados em Abril do ano passado. Contudo, em Maio houve uma quebra, com os valores a recuarem para 168,7 milhões, abaixo dos 193,5 milhões de dólares registados em Maio de 2024.
Apesar da queda em Maio, o aumento total de 148,8 milhões de dólares em relação ao mesmo período do ano anterior mostra que o sector do ouro tem um peso cada vez maior na economia do Zimbabwe. “O ouro é o principal produto de exportação do Zimbabwe”, destacou o banco central.
Em 2024, as exportações do país daquele minério cifraram-se em 1,5 mil milhões de dólares, o que reforça a importância estratégica do sector mineiro no desempenho económico nacional. Os números actuais apontam para uma contribuição ainda mais significativa em 2025.
O crescimento das exportações de ouro ocorre num contexto regional de aposta na refinação e processamento de combustíveis e minerais. A refinaria do Lobito, localizada na província angolana de Benguela, é uma das infra-estruturas que poderá influenciar o comércio do ouro na África Austral.