África

África


PUBLICIDADE

RDC organiza reunião sobre financiamento para conservação da biodiversidade

RDC organiza reunião sobre financiamento para conservação da biodiversidade
RDC organiza reunião sobre financiamento para conservação da biodiversidade Imagens: DR

Redacção

Publicado às 10h44 07/07/2025

Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) acolhe a Mesa Redonda sobre o Crédito Bonobo, um mecanismo de financiamento para a conservação e o desenvolvimento da biodiversidade em benefício das comunidades locais e dos povos indígenas.

O evento, que começou no dia anterior com a presença do Presidente congolês, Félix Tshisekedi, conclui o seu capítulo em Kinshasa no domingo e continua em Antuérpia, na Bélgica, nos dias 7 e 8 de Julho, segundo a Prensa Latina.

O Presidente Félix Tshisekedi disse no seu discurso, que a Mesa Redonda representa uma oportunidade, tendo em conta que a mesma fornece uma estrutura para definir claramente as bases de uma iniciativa internacional estruturada para promover a criação de um crédito de biodiversidade específico para espécies.

Detalhou especificamente a protecção de espécies endémicas de grande valor para a humanidade, como o bonobo, o ocapi e a gorila da montanha.

Organizado pelos ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN) e a AZF, a Fundação do Zoológico de Antuérpia, o encontro aborda questões-chave para a implementação dos empréstimos para bonobos.

"Além do seu âmbito ecológico, este projecto incorpora uma forte ambição social e económica: preservar de forma sustentável o nosso património natural e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida de milhões de nossos concidadãos comprometidos com a conservação da biodiversidade", disse o chefe de Estado.

Tanto a RDC quanto a República do Congo estão a promover activamente mecanismos de pagamento por serviços ambientais na Bacia do Congo.

 

PUBLICIDADE