Moçambique acolhe Assembleia Parlamentar da CPLP


Maputo - Moçambique acolhe, de hoje até terça-feira, a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).
"No quadro da organização de eventos internacionais, é com muito agrado que vos anúncio que Moçambique irá acolher a 14.ª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), nos próximos dias 07 e 08 de Julho de 2025", anunciou a presidente do parlamento moçambicano, Margarida Talapa, durante o encerramento da primeira sessão ordinária da décima legislatura, em Maputo.
Em Julho de 2024, Moçambique acolheu 13.ª sessão ordinária da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), que terminou, segundo as conclusões, com a missão de continuar a acompanhar a "evolução da situação do Guiné-Bissau", após o parlamento ser dissolvido pelo Presidente daquele país.
"A conferência dos presidentes dos parlamentos da AP-CPLP acordou em continuar a acompanhar a evolução da situação da Guiné-Bissau em linha com os princípios orientadores definidos nos estatutos da CPLP, salientando que a promoção da democracia e do Estado de direito faz-se através do diálogo e convivência democrática com a participação de todos", disse a presidente da AP-CPLP, Teresa Asangono, no final da sessão.
Fundada em 1996, a CPLP integra nove países - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.