Promoção turística de Massangano conta com apoio de Portugal


Luanda - O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, manifestou, nesta (terça-feira), em Massangano, província de Cuanza Norte, a disponibilidade de Portugal em cooperar com Angola para melhor aproveitamento histórico, económico, turístico e cultural da vila de Massangano.
Massangano foi capital provisória de Angola do regime colonial português, no século XVI, por altura da ocupação de Luanda por holandeses e alberga vários monumentos históricos e com valor turístico, construídos naquela época.
O diplomata português, que visitou a vila histórica na quarta-feira, disse estar disponível também para publicitar o local junto da comunidade portuguesa para promoção do turismo, mas sugeriu maior investimento das autoridades locais na melhoria das vias de acesso, construção de mais infra-estruturas hoteleiras e outras indispensáveis para o desenvolvimento económico da região.
O diplomata destacou o simbolismo da localidade de Massangano na história de Angola, por ter sido transformada em auto-estrada dos portugueses para acederem ao interior de Angola, através do corredor fluvial do Kwanza e ponto de partida de angolanos para os continentes europeu e americano, por altura do tráfico negreiro.
Considerou que a visita da sua comitiva à circunscrição ocorre num momento especial pela coincidência da celebração dos 50 anos da Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975, com os 50 anos da implantação da democracia em Portugal, ocorrida a 25 de Abril de 1974.
Para o embaixador, estas ocorrências demonstram que ambos os povos têm uma história em comum que precisa ser preservada por via da promoção de uma relação baseada no respeito mútuo, na igualdade e na fraternidade.