África

África


PUBLICIDADE

Etiópia supera previsão de produção de mel para 2024-2025

Etiópia supera previsão de produção de mel para 2024-2025
Etiópia supera previsão de produção de mel para 2024-2025 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h01 21/07/2025 - Actualizado às 19h01 21/07/2025

Adis Abeba - A Etiópia produziu 326 mil toneladas de mel durante o ano fiscal de 2024-2025 como parte da iniciativa nacional "Basket Reward", superando as 296 mil toneladas previstas, anunciou hoje a Fana Broadcasting Corporate, citada pela Prensa Latina.

O ministro de Estado do Desenvolvimento Pecuário e Pesqueiro, Fikru Regasa, declarou à imprensa que o programa desempenhou um papel fundamental no aumento da produção da abelha-doce em todo o país, priorizando a produtividade e modernizando as práticas apícolas.

Regasa revelou que a iniciativa superou a sua meta original, distribuindo 2,6 milhões de colmeias modernas - bem acima dos 2,135 milhões planeados - para ajudar os produtores na transição dos métodos tradicionais para os modernos.

“O Basket Reward também promoveu uma mudança de mentalidade entre os apicultores, o que se traduz em melhoria da qualidade e sustentabilidade no sector”, disse.

A Etiópia se estabeleceu como o maior produtor de mel da África e está entre os dez maiores do mundo, graças ao seu clima favorável, rica biodiversidade e longa tradição de apicultura.

Lançada em 2022 pelo primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, a iniciativa Basket Reward é uma estratégia nacional de desenvolvimento agrícola que visa aumentar a produtividade nos principais sectores de alimentos e pecuária, incluindo mel, laticínios, aves, ovos, peixes e carnes.

A iniciativa Basket Reward prioriza a melhoria dos meios de subsistência, a autossuficiência alimentar e a produção orientada para o mercado, ao mesmo tempo em que promove a modernização e a transferência de conhecimento em comunidades rurais.

PUBLICIDADE