África

África


PUBLICIDADE

Mulheres dos PALOP reflectem sobre Economia Digital

Mulheres dos PALOP reflectem sobre Economia Digital
Mulheres dos PALOP reflectem sobre Economia Digital Imagens: DR

Redacção

Publicado às 18h38 31/07/2025 - Actualizado às 18h39 31/07/2025

Maputo - Mulheres provenientes de Angola, Cabo Verde, São Tome, Guine Bissau e diferentes províncias de Moçambique estão reunidas desde quarta-feira, em Maputo, para partilhar experiências e lições sobre a Economia Digital e empreendedorismo.

O evento coordenado pela Kaleidoscopio, pretende criar uma rede de partilha de informação, capacitação de mulheres e estabelecimento de parcerias.

Lucia Brito é empreendedora e participa no evento em representação a associação de mulheres empresárias e profissionais de Cabo Verde. Ela elogia a iniciativa e defende a necessidade de conexão entre os países membros do PALOP.

De São Tomé e Príncipe, está a empresária Chaena Dias que pertence a Associação de Mulheres Empresárias e Profissionais do seu país. Ela afirma que o desafio do seu país é a redução de mulheres no mercado informal, que actualmente representam 70%.

Na quarta-feira foi lançada a Antena Lusófona da Fundação para Inovação da Democracia, uma iniciativa que visa melhorar a compreensão e comparação das iniciativas na economia substantiva nos PALOP.

A Fundação para a Inovação da Democracia é uma organização pan-africana sem fins lucrativos cujo objectivo é promover o surgimento de modelos de democracia enraizados na história, nas culturas e nos territórios africanos.

O evento conta com a presença do director da Fundação para Inovação da Democracia, Professor Achille Mbembe, reconhecido historiador, politólogo e filósofo camaronês.

PUBLICIDADE