África

África


PUBLICIDADE

Ataque islâmico faz pelo menos 50 mortos em base militar do Burkina Faso

Ataque islâmico faz pelo menos 50 mortos em base militar do Burkina Faso
Ataque islâmico faz pelo menos 50 mortos em base militar do Burkina Faso Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h37 31/07/2025 - Actualizado às 20h38 31/07/2025

Ouagadougou – Pelo menos 50 militares de uma base do exército do Burkina Faso morreram no início desta semana durante um repentino ataque das formas islamitas, segundo um relatório oficial a que a imprensa local teve hoje acesso.

De acordo ainda com a imprensa local, citada pela Prensa Latina, o ataque, atribuído ao Grupo de Defesa dos Muçulmanos e do Islão (GDIM), ocorreu segunda-feira na cidade de Dargo, no norte do país, e foi realizado por cerca de 100 militantes que ocuparam as instalações, saquearam e incendiaram-nas antes de se retirarem.

O comando militar de Burkina Faso permanece em silêncio sobre a operação, que faz parte das acções insurgentes de entidades de tendência islâmica que operam no Sahel.

Burkina Faso, juntamente com Mali e Níger, deixou a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que descreveram como uma caixa de ressonância para os interesses das potências ocidentais.

Algumas semanas depois, esses três países se juntaram à Aliança dos Estados do Sahel, se recusaram a condenar a operação militar russa em Donbass e fortaleceram laços políticos, militares e económicos com Moscovo.

Também concordaram em exigir a retirada das bases militares francesas no Mali e Burkina Faso, bem como a unidade militar americana no Níger.

PUBLICIDADE