BANCO MUNDIAL
Nomeado novo director do Banco Mundial para cinco países africanos

01/07/2025 21h11
Washington - O Banco Mundial nomeou esta terça-feira um novo director de divisão para Comores, Ilhas Maurícias, Moçambique, Madagáscar e Seicheles, noticiou hoje a agência de informação de Moçambique (AIM).
Trata-se de Fily Sissoko que sucede Idah Pswarayi-Riddihough, que ocupou a posição nos últimos 4 anos.
Em comunicado, o Banco explica que neste novo cargo, “Sissoko liderará o envolvimento do grupo Banco Mundial com os parceiros governamentais, de desenvolvimento e outras partes interessadas, promovendo iniciativas alinhadas com as prioridades nacionais e a visão do Banco Mundial de um mundo livre de pobreza num planeta habitável”.
Sissoko é natural da Côte d'Ivoire e traz mais de 23 anos de experiência em desenvolvimento nas regiões de África, Ásia Oriental, Ásia do Sul e Pacífico.
Mais recentemente, serviu como Gerente Nacional do Banco Mundial para o Togo. Antes disso, foi gerente da Prática Global de Governação para a região da Ásia Oriental e Pacífico.
Iniciou a sua carreira no Banco Mundial em 2002 como especialista em gestão financeira em Dakar, no Senegal, e desde então ocupou vários cargos de liderança na área.
Com residência em Maputo, Sissoko irá supervisionar um portfólio de 63 projectos, totalizando 8,5 bilhões de dólares em compromissos nos cinco países.
Este apoio abrange sectores-chave como educação, energia, saúde, protecção social, infraestrutura, agricultura, governação e desenvolvimento do sector privado.