FAUNA
RDC organiza reunião sobre financiamento para conservação da biodiversidade

07/07/2025 10h44
Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) acolhe a Mesa Redonda sobre o Crédito Bonobo, um mecanismo de financiamento para a conservação e o desenvolvimento da biodiversidade em benefício das comunidades locais e dos povos indígenas.
O evento, que começou no dia anterior com a presença do Presidente congolês, Félix Tshisekedi, conclui o seu capítulo em Kinshasa no domingo e continua em Antuérpia, na Bélgica, nos dias 7 e 8 de Julho, segundo a Prensa Latina.
O Presidente Félix Tshisekedi disse no seu discurso, que a Mesa Redonda representa uma oportunidade, tendo em conta que a mesma fornece uma estrutura para definir claramente as bases de uma iniciativa internacional estruturada para promover a criação de um crédito de biodiversidade específico para espécies.
Detalhou especificamente a protecção de espécies endémicas de grande valor para a humanidade, como o bonobo, o ocapi e a gorila da montanha.
Organizado pelos ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN) e a AZF, a Fundação do Zoológico de Antuérpia, o encontro aborda questões-chave para a implementação dos empréstimos para bonobos.
"Além do seu âmbito ecológico, este projecto incorpora uma forte ambição social e económica: preservar de forma sustentável o nosso património natural e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida de milhões de nossos concidadãos comprometidos com a conservação da biodiversidade", disse o chefe de Estado.
Tanto a RDC quanto a República do Congo estão a promover activamente mecanismos de pagamento por serviços ambientais na Bacia do Congo.