ELECTRICIDADE

África do Sul lança estratégia mista para electrificação do país até 2030

Governo lança estratégia mista para electrificação do país até 2030 - DR
Governo lança estratégia mista para electrificação do país até 2030Imagem: DR

11/07/2025 20h49

Joanesburgo - O ministro da Energia sul-africano, Kgosientsho Ramokgopa, apresentou as linhas gerais de uma estratégia de acesso universal reformulada que emprega uma abordagem de financiamento misto para electrificar, até 2030, os mais de 1,6 milhão de lares na África do Sul que ainda não têm acesso à electricidade.

Num discurso proferido no Parlamento, Ramokgopa afirmou que o novo modelo irá além da abordagem tradicional centrada na rede, que até agora dominava o programa de electrificação da África do Sul há várias décadas, de modo a incluir tecnologias micro e fora da rede.

Embora 8,4 milhões de residências tenham sido electrificadas sob o modelo anterior, elevando os níveis de electrificação de 36% em 1994 para 94% em 2024, o ritmo diminuiu nos últimos anos, e o ministro sublinhou que era necessário um esforço renovado.

A ideia será utilizar várias soluções tecnológicas para resolver os atrasos de longa data na electrificação, particularmente nas províncias de Limpopo, Cabo Oriental e KwaZulu-Natal, e especialmente em assentamentos informais, áreas periurbanas e cidades rurais.

A nova “estratégia abrangente de acesso universal” resultou de uma revisão conduzida pelo Departamento de Electricidade e Energia e adoptará uma “estrutura coordenada e tecnologicamente neutra que acelera o acesso, integra soluções dentro e fora da rede e institucionaliza parcerias de implementação em todos os três níveis do Governo”, declarou o ministro.

 

Mais lidas


Últimas notícias