MINERAçãO

RDC e empresa norte-americana assinam acordo de exploração mineira

Poder judicial na Guiné-Bissau continua vulnerável - DR
Poder judicial na Guiné-Bissau continua vulnerávelImagem: DR

18/07/2025 20h30

Kinshasa - O Governo da República Democrática do Congo (RDC) e a empresa norte-americana Kobold Metals assinaram um acordo de princípio para exploração mineral, informou hoje a Presidência congolesa.

A cerimónia ocorreu quinta-feira, na presença do Chefe de Estado Félix Tshisekedi, onde o ministro de Minas da RDC, Kizito Pakabomba, e o presidente do Conselho de Administração da Kobold Metals, Benjamin Katabuka, assinaram o acordo.

Katakuba afirmou que esta medida consolida uma aliança estratégica que visa abrir caminho para o investimento dos EUA no sector, um assunto no qual ambas as partes têm grandes expectativas.

Explicou que o acordo será implementado em três partes essenciais: a empresa está comprometida em investir na digitalização de dados geológicos, mineração usando tecnologia avançada, particularmente inteligência artificial, e o desenvolvimento do projecto de lítio localizado em Manono, na província de Tanganica.

Observou que o país possui uma riqueza de dados geológicos ainda não explorados e é por isso que a Kobold Metals quer financiar a sua digitalização para torná-la acessível a todos e atrair investimentos para o sector de mineração congolês.

A empresa planeia em breve apresentar pedidos de licenças de exploração abrangendo vastas extensões de terra, utilizando tecnologia americana. Também pretende contratar mais congoleses, treiná-los, pagá-los e participar da construção de infra-estrutura para o bem-estar da população.

 

Mais lidas


Últimas notícias