África

África


PUBLICIDADE

Reunião da cúpula sobre investimentos em água vai decorrer na África do Sul

Reunião da cúpula sobre investimentos em água vai decorrer na África do Sul
Reunião da cúpula sobre investimentos em água vai decorrer na África do Sul Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h08 07/08/2025

Pretória – A África do Sul sediará a Cúpula de Investimento em Água da União Africana-AIP, que visa mobilizar investimentos para infraestruturas hídricas resilientes ao clima e desbloquear a prosperidade compartilhada em todo o continente.

A SAnews adianta que, marcada para a próxima semana, a cúpula acontece durante a presidência sul-africana do G20, a primeira em solo africano, sob o tema: “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”.

O objectivo é colocar os desafios de desenvolvimento de África, especialmente a segurança hídrica, no centro da agenda global e ajudar a resolver a lacuna anual de US$ 30 biliões em investimentos em água no continente.

O encontro, que acontecerá no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo de 13 a 15 de Agosto, será realizado em colaboração com a Comissão da União Africana (CUA), o Programa de Investimento em Água da África Continental (AIP), o Painel de Alto Nível UA-AIP sobre Investimentos em Água para a África e a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD).

Num comunicado, o Departamento de Água e Saneamento (DWS) observou que a infraestrutura hídrica da África continua subfinanciada, dificultando o desenvolvimento económico, o bem-estar social e a resiliência climática.

Embora a água e o saneamento sejam fundamentais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a saúde pública, a segurança alimentar, o crescimento industrial e a adaptação climática, o departamento disse que a governança inadequada, a escassez de financiamento e a capacidade técnica limitada continuam a restringir o progresso em todo o continente.

“A cúpula é uma resposta directa a esses desafios sistêmicos. A Cúpula de Investimento em Água da UA-AIP na África foi projectada para ser uma plataforma transformadora para mobilizar vontade política e capital, e apresentar projectos de água e saneamento sustentáveis e resilientes ao clima de todo o continente.

O encontro de três dias incluirá plenárias políticas de alto nível, sessões de alto nível sobre investimento e inovação, sessões de apresentação de projectos e de parcerias para investimentos, além de sessões sobre investimentos em água para jovens, entre outras.

A cúpula também permitirá que os Estados-Membros da UA se alinhem quanto às prioridades de investimento em água e fortaleçam a coordenação.

A sessão de abertura será liderada pelo Governo Sul-Africano, na sua qualidade de Presidente do G20, e contará com oradores como o antigo Presidente da Tanzânia e Co-Presidente Suplente do Painel Internacional de Alto Nível sobre Investimentos em Água para África, Jakaya Kikwete e o Comissário para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável: AUC, Moses Vilakati.

PUBLICIDADE