Governo cabo-verdiano declara Estado de Calamidade face chuvas intensas


Cidade da Praia – O Governo de Cabo Verde declarou hoje Estado de Calamidade em São Vicente e Santo Antão, na sequência das chuvas intensas que se abateram sobre essas ilhas na madrugada desta segunda-feira, que provocou mortes, desaparecimentos e infra-estruturas afectadas.
Através de um comunicado, a que a Inforpress teve acesso, o Governo endereçou os seus pêsames às famílias enlutadas, manifestou preocupação pelas pessoas desaparecidas, accionou, de imediato, o Serviço Nacional de Protecção Civil e declarou o Estado de Calamidade nas duas ilhas.
De acordo com a mesma fonte, a medida permitirá a mobilização do Fundo Nacional de Emergência para responder à situação.
Os estragos provocados pelas fortes chuvas afectaram estradas, ruas, outras infra-estruturas públicas e bens privados, incluindo viaturas.
Adiantou que para as acções de emergência, a empresa Infra-estruturas de Cabo Verde está a mobilizar meios de intervenção em articulação com empresas locais de construção civil.
Num momento que o Executivo classifica como “de dor e consternação”, foi reafirmado o compromisso de prestar todo o apoio necessário às vítimas e de envidar esforços para minimizar os impactos da tragédia.
O Governo apelou ainda à união nacional, solidariedade e acção concertada para superar as consequências desta calamidade.
Segundo avançou o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, o número de vítimas mortais subiu para sete e que existem ainda pessoas desaparecidas.