África

África


PUBLICIDADE

Cinco homens acusados por ataque em igreja na Nigéria

Cinco homens acusados por ataque em igreja na Nigéria
Cinco homens acusados por ataque em igreja na Nigéria Imagens: DR

Redacção

Publicado às 21h54 13/08/2025 - Actualizado às 06h45 14/08/2025

OWO - Cinco homens acusados de matar 50 pessoas e ferir mais de 100 em 2022 num ataque a uma igreja católica em Owo, no sudoeste da Nigéria, declararam-se inocentes durante a audiência de acusação, reporta a Lusa.

Os réus Idris Omeiza, Al Qasim Idris, Jamiu Abdulmalik, Abdulhaleem Idris e Momoh Otuho Abubakar, que supostamente se juntaram ao grupo extremista somali Al-Shabab em 2021, foram acusados de nove crimes de terrorismo perante um tribunal federal na capital, de acordo com imprensa local.

Durante a missa de domingo, a 05 de Junho de 2022, homens armados entraram na Igreja de São Francisco a disparar. As autoridades nigerianas inicialmente culparam o Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP) pelo massacre. No entanto, nem o ISWAP, nem o Al-Shabab, reivindicaram o ataque.

A Nigéria tem enfrentado uma nova onda de violência por parte do ISWAP e do grupo extremista islâmico Boko Haram nos últimos meses, o que forçou milhares de pessoas a deixarem as suas casas na Nigéria. Em Junho, mais de 12 pessoas foram mortas e muitas ficaram feridas quando uma suposta mulher-bomba detonou explosivos num mercado em Borno, no nordeste do país.

 

PUBLICIDADE