Djibuti analisa questões estratégicas com o Japão


Djibuti - O Presidente do Djibuti, Ismail Omar Guelleh, discutiu na segunda-feira, em Djibuti, com o ministro da Defesa do Japão, Nakatani Gen, questões estratégicas para ambos os países.
Segurança marítima, estabilidade regional e fortalecimentoda cooperação bilateral foram os temas centrais das negociações, segundo noticiou hoje a Prensa Latina.
Entretanto, no domingo, o ministro das RelaçõesExteriores e Cooperação Internacional e porta-voz do Governo do Djibuti,Abdoulkader Houssein Omar, conversou com Gen, que está em visita de cortesiaao país africano.
Durante o encontro, os dois governantes discutiramquestões relacionadas à segurança, cooperação técnica e questões estratégicasregionais, confirmando a excelência das relações bilaterais, de acordo com ojornal La Nation, noticia a Prensa Latina.
Na ocasião, Omar enfatizou a necessidade de fortalecera colaboração militar e técnica, particularmente nas áreas de treinamento etroca de conhecimento especializado.
Por sua vez, o Gen expressou a sua gratidão pelo acolhimentoe enfatizou a qualidade da parceria bilateral.
Reafirmou igualmente a determinação do Japão emcontinuar a construir relações fortes e duradouras com o Djibuti, para obenefício mútuo e a serviço da paz na região.
Além da segurança marítima, identificaram odesenvolvimento sustentável e a formação de recursos humanos como áreasprioritárias.
O Japão, reconhecido por sua expertise tecnológica eapoio ao desenvolvimento, prometeu continuar os seus esforços para auxiliar opaís africano na implementação de projectos de reestruturação.
Djibuti, localizado no cruzamento das rotas marítimasdo mundo, desempenha um papel fundamental na segurança internacional,particularmente na luta contra a pirataria e o terrorismo, daí a importância dacooperação nesta questão, concluiu o jornal.