Delegação da AFC/M23 avalia propostas de cessar-fogo na RDC


Kinshasa - Uma delegação técnica da Aliança do Rio Congo-Movimento 23 de Março (AFC/M23) viajará ao Qatar para analisar as propostas de cessar-fogo e libertação de prisioneiros na República Democrática do Congo (RDC), anunciou hoje o coordenador adjunto da organização, Bertrand Bisimwa.
O responsável, citado pela Prensa Latina, escreveu na sua conta na rede social X que a delegação vai ao Qatar no quadro do cumprimento da implementação da Declaração de Princípios assinada pelo M23 e pelo Governo da RDC em 19 de Julho com a mediação do Qatar.
Bertrand Bisimwa especificou que a missão dos enviados é avaliar os arranjos práticos para a implementação do cessar-fogo e a libertação de prisioneiros, de acordo com a declaração.
No entanto, além de relatar a decisão, o coordenador reiterou o comunicado da AFC/M23 divulgado no domingo, afirmando que as negociações com o Governo congolês só continuarão com a implementação integral dos termos do documento assinado pelas partes.
As duas delegações deveriam reunir-se em Doha em 8 de Agosto para negociar um acordo final de paz que seria assinado em 18 de Agosto, mas nenhum dos representantes compareceu, levantando dúvidas sobre o sucesso do processo, já que o prazo havia passado no dia anterior.
O AFC/M23 insistiu que, enquanto as medidas de construção de confiança descritas na Declaração de Princípios, particularmente a libertação de prisioneiros, não forem implementadas, não haverá possibilidade de um acordo.
Apesar disso, neste domingo, as partes reafirmaram o total comprometimento com o Processo de Paz e sustentaram que as negociações no Qatar são a estrutura apropriada para abordar as causas profundas do conflito na RDC e podem levar a um tratado de paz abrangente e duradouro.