ONU apela mobilização de investimentos para energias limpas em Africa


Tóquio - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou, quinta-feira, que África dispõe de todos os recursos necessários para se tornar uma “superpotência das energias renováveis”, apelando à mobilização internacional de financiamento e tecnologia para reforçar o investimento em energia verde no continente.
Falando durante a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD), Guterres destacou o potencial africano em fontes como a energia solar e eólica, bem como na produção de minerais críticos essenciais às novas tecnologias, defendendo que a riqueza natural de África deve beneficiar os próprios africanos.
“Devemos mobilizar financiamento e tecnologia para que a riqueza natural de África beneficie o povo africano. É necessário construir uma base industrial e de energias renováveis próspera em todo o continente”, afirmou o secretário-geral, na cidade portuária japonesa de Yokohama.
Guterres sublinhou que a energia limpa em África tem a capacidade de reduzir custos, diversificar cadeias de abastecimento e acelerar a descarbonização a nível global.
A conferência, que decorre ao longo de três dias, conta com a presença de vários líderes africanos, e marca uma tentativa do Japão de se posicionar como alternativa estratégica à China, numa altura em que muitos países africanos enfrentam uma crise da dívida agravada por cortes na ajuda internacional, conflitos e alterações climáticas.