INVESTIMENTO
Reunião da cúpula sobre investimentos em água vai decorrer na África do Sul

07/08/2025 12h08
Pretória – A África do Sul sediará a Cúpula de Investimento em Água da União Africana-AIP, que visa mobilizar investimentos para infraestruturas hídricas resilientes ao clima e desbloquear a prosperidade compartilhada em todo o continente.
A SAnews adianta que, marcada para a próxima semana, a cúpula acontece durante a presidência sul-africana do G20, a primeira em solo africano, sob o tema: “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”.
O objectivo é colocar os desafios de desenvolvimento de África, especialmente a segurança hídrica, no centro da agenda global e ajudar a resolver a lacuna anual de US$ 30 biliões em investimentos em água no continente.
O encontro, que acontecerá no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo de 13 a 15 de Agosto, será realizado em colaboração com a Comissão da União Africana (CUA), o Programa de Investimento em Água da África Continental (AIP), o Painel de Alto Nível UA-AIP sobre Investimentos em Água para a África e a Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD).
Num comunicado, o Departamento de Água e Saneamento (DWS) observou que a infraestrutura hídrica da África continua subfinanciada, dificultando o desenvolvimento económico, o bem-estar social e a resiliência climática.
Embora a água e o saneamento sejam fundamentais para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo a saúde pública, a segurança alimentar, o crescimento industrial e a adaptação climática, o departamento disse que a governança inadequada, a escassez de financiamento e a capacidade técnica limitada continuam a restringir o progresso em todo o continente.
“A cúpula é uma resposta directa a esses desafios sistêmicos. A Cúpula de Investimento em Água da UA-AIP na África foi projectada para ser uma plataforma transformadora para mobilizar vontade política e capital, e apresentar projectos de água e saneamento sustentáveis e resilientes ao clima de todo o continente.
O encontro de três dias incluirá plenárias políticas de alto nível, sessões de alto nível sobre investimento e inovação, sessões de apresentação de projectos e de parcerias para investimentos, além de sessões sobre investimentos em água para jovens, entre outras.
A cúpula também permitirá que os Estados-Membros da UA se alinhem quanto às prioridades de investimento em água e fortaleçam a coordenação.
A sessão de abertura será liderada pelo Governo Sul-Africano, na sua qualidade de Presidente do G20, e contará com oradores como o antigo Presidente da Tanzânia e Co-Presidente Suplente do Painel Internacional de Alto Nível sobre Investimentos em Água para África, Jakaya Kikwete e o Comissário para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável: AUC, Moses Vilakati.