TARIFAS

Governo sul-africano pressiona EUA para novo acordo comercial

Governo sul-africano pressiona EUA para novo acordo comercial - DR
Governo sul-africano pressiona EUA para novo acordo comercialImagem: DR

07/08/2025 22h03

Pretoria - O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa e o seu homólogo norte-americano Donald Trump conversaram por telefone na véspera da introdução do novo regime tarifário punitivo dos Estados Unidos da América, informou a Bloomberg, nesta quinta-feira, 7 de Agosto.

Segundo noticiou, a chamada sinaliza um esforço das autoridades de Pretória para dinamizar as negociações sobre um novo acordo comercial com o seu maior parceiro depois da China.

Os dois países não conseguiram avançar substancialmente num acordo desde que os seus líderes se reuniram na Casa Branca em Maio deste ano.

A conversa, que decorreu na quarta-feira, coincidiu com uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Ronald Lamola, e o encarregado de negócios dos EUA, David Greene – actualmente o principal diplomata norte-americano em Pretória.

Trump e Ramaphosa planeiam novas conversas, informou a Presidência da África do Sul em comunicado nesta quinta-feira.

“Os dois líderes comprometeram-se a continuar com novos compromissos, reconhecendo as várias negociações comerciais em que os EUA estão actualmente envolvidos”, lê-se no documento, acrescentando que “as respectivas equipas de negociação comercial levarão adiante discussões mais detalhadas.”

Os EUA impuseram tarifas de 30% sobre as importações da África do Sul, o imposto mais alto cobrado sobre mercadorias de qualquer país subsaariano, como parte de uma reestruturação das suas relações com os seus parceiros comerciais.

 

Mais lidas


Últimas notícias