MIGRAçãO

Governo rwandês confirma chegada dos primeiros deportados dos EUA

Governo rwandês confirma chegada dos primeiros deportados dos EUA - DR
Governo rwandês confirma chegada dos primeiros deportados dos EUAImagem: DR

29/08/2025 21h31

Kigali - O governo rwandês confirmou quinta-feira que um primeiro grupo de sete deportados dos Estados Unidos chegou ao país em meados de Agosto, ao abrigo de um acordo com Washington, soube a AfricaNews de fonte oficial.

A porta-voz do governo, Yolande Makolo, acrescentou que cada caso foi analisado pelo acordo bilateral, que permite a Kigali analisar e aprovar os migrantes antes de conceder a entrada.

Não foram fornecidas informações sobre as identidades dos deportados, mas a fonte avançou que foram “acomodados por uma organização internacional”.

Estão também a ser visitados pela Organização Internacional para as Migrações, bem como por representantes dos serviços sociais do Rwanda.

Além do alojamento, aqueles que forem aprovados para se estabelecerem no Rwanda receberão formação de força de trabalho e assistência médica, adiantou.

Makolo acrescentou que três dos deportados dizem que querem regressar aos seus países de origem, enquanto os outros quatro desejam ficar e construir as suas vidas no Rwanda.

No início de Agosto, Kigali indicou que aceitaria a recepção de até 250 pessoas dos Estados Unidos, de acordo com a agenda anti-imigração do Presidente Donald Trump.

O Rwanda é um dos quatro países africanos que assinaram acordos de deportação com Washington, posição assumida também pelo Uganda, Eswatíni e Sudão do Sul.

 

Mais lidas


Últimas notícias