África

África


PUBLICIDADE

Vacina contra Ébola chega ao epicentro do surto na RDC

Vacina contra Ébola chega ao epicentro do surto na RDC
Vacina contra Ébola chega ao epicentro do surto na RDC Imagens: DR

Redacção

Publicado às 16h52 13/09/2025

Kinshasa - Quatrocentas doses de vacina contra o novo surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDC) foram hoje enviadas para o epicentro do vírus, na localidade de Bulape, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Patrick Otim, responsavel da área de programas da OMS, adiantou durante uma conferência em Genebra que um helicóptero das Nações Unidas foi utilizado para ajudar a entregar 400 doses de vacina na localidade de Bulape e mais 1.500 serão enviadas da capital Kinshasa.

"Temos lutado nos últimos sete dias com o acesso, mas estamos a colaborar com a MONUSCO (Missão de Manutenção da Paz da ONU na RDC)", disse Otim.

Enquanto a OMS e as autoridades congolesas "estão a aumentar os esforços para ter uma resposta em grande escala" em terreno, "precisamos ser capazes de pagar pelas operações", acrescentou.

O acesso limitado e o financiamento necessário são os principais desafios enfrentados pelos responsáveis pela saúde que tentam responder ao mais recente surto de Ébola no sul da RDC, segundo a OMS.

Desde que o surto foi confirmado a 4 de Setembro, o número de casos suspeitos aumentou de 28 para 68, disse na quinta-feira a principal agência de saúde da África.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças de África relataram até agora 16 mortes. Otim afirmou que o caso confirmado mais recente foi localizado a 70 quilómetros do actual epicentro.

O custo projectado pela OMS para o actual surto nos próximos três meses é de 20 milhões de dólares, enquanto o plano de resposta nacional da RDC está estimado em USD 78 milhões, disse Otim.

Uma preocupação importante tem sido o impacto dos recentes cortes de financiamento nos EUA. Os Estados Unidos apoiaram a resposta aos anteriores surtos de Ébola na RCC, incluindo em 2021, quando a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional forneceu até 11,5 milhões de dólares para apoiar os esforços em toda a África.

O Ébola é uma febre hemorrágica grave que se transmite por contacto directo com sangue ou fluidos corporais de pessoas e animais infectados, com uma taxa de mortalidade que, segundo a Organização Mundial da Saúde, oscila entre 60% e 80%.

PUBLICIDADE