SADC

SADC recomenda adesão de Moçambique a Instrumentos Regionais

SADC recomenda adesão de Moçambique a Instrumentos Regionais - DR
SADC recomenda adesão de Moçambique a Instrumentos RegionaisImagem: DR

12/09/2025 21h18

Gaberone - O secretário executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Elias Magosi, apelou ao Governo moçambicano para ratificar e aderir a instrumentos jurídicos regionais, de forma a impulsionar o comércio e apoiar os países com menor capacidade financeira.

“Estamos a falar sobre como podemos facilitar o comércio entre nós, como Estados-membros da nossa região. O ponto-chave é remover muitos ‘gargalos’ e aprovar os nossos instrumentos”, afirmou o responsável, após reunir-se com o Presidente da República, Daniel Chapo, na terça-feira, em Maputo.

Segundo o comunicado da Presidência, citado pela Lusa, entre os mecanismos disponíveis, o responsável destacou o Protocolo de Comércio e o Fundo de Desenvolvimento Regional, salientando a importância de Moçambique ratificar o fundo, que apoia países sem capacidade de financiamento, e o protocolo, considerado essencial para reforçar a integração comercial.

Elias Magosi elogiou ainda os progressos alcançados pelo País na dinamização dos corredores de transporte de Nacala, em Nampula, e da Beira, em Sofala, iniciativas apoiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pela Africa50. “Quando os postos de fronteira de paragem única funcionam, o comércio circula facilmente, as pessoas circulam facilmente e o capital flui de forma rápida entre os países”, sublinhou.

A instabilidade em Cabo Delgado, província rica em gás e palco de ataques armados desde 2017 reivindicados por grupos associados ao autoproclamado Estado Islâmico, também esteve em destaque.

O secretário executivo da SADC enalteceu os esforços do Governo na contenção da violência, defendendo que a segurança é essencial para o desenvolvimento local e para a concretização de projectos económicos estruturantes.

 

Mais lidas


Últimas notícias