MIGRAçãO
Ghana é o 5º país africano a acolher deportados dos EUA

13/09/2025 16h47
Acra - O presidente ghanês, John Dramani Mahama, confirmou quinta-feira que o seu país começou a receber africanos ocidentais expulsos dos Estados Unidos, noticia o site África News.
Mahama disse que 14 deportados – entre eles nigerianos e um gambiano – chegaram ao Ghana antes de serem enviados para os seus países de origem.
"Fomos contactados pelos EUA para aceitar cidadãos de terceiros que estavam a ser removidos dos EUA e concordamos com eles que cidadãos da África Ocidental eram aceitáveis, pois todos os nossos compatriotas não precisam de visto para vir ao nosso país", disse Mahama aos jornalistas numa conferência de imprensa. Entretanto, o Chefe de Estado não disse quantas pessoas o Ghana aceitaria receber.
O acordo ocorre no momento em que Washington aumentou as tarifas sobre produtos ghanenses de 10% para 15% e limitou os vistos para os seus cidadãos a autorizações de entrada única válidas por três meses. Ghana é agora o quinto país africano a chegar a um acordo desse tipo com os EUA.
Em Agosto, o Ministério das Relações Exteriores do Uganda afirmou que aceitaria migrantes deportados, desde que não tivessem antecedentes criminais e não fossem menores desacompanhados. O Ruanda também confirmou um acordo com Washington em Agosto.
Na semana passada, o Sudão do Sul anunciou ter repatriado um mexicano deportado dos EUA em Julho. Em Julho, homens do Vietname, Jamaica, Laos, Iémen e de Cuba foram levados de avião para o Eswatini.