África

África


PUBLICIDADE

Cabo Verde instala duas dessalinizadoras com apoio do Japão

Cabo Verde instala duas dessalinizadoras com apoio do Japão
Cabo Verde instala duas dessalinizadoras com apoio do Japão Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h18 27/10/2025

Praia - A ilha de Santiago, a mais populosa de Cabo Verde, vai dispor de duas novas estações de dessalinização, fruto de um protocolo de apoio assinado hoje entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Governo do arquipélago.

As dessalinizadoras e respetivas infraestruturas estão orçadas em cerca de 86 milhões de euros e vão ser instaladas na capital, Praia, e no município de São Miguel.

O projeto tem como objectivo aumentar a capacidade de produção de água potável a partir do mar, a fim de incrementar o acesso das populações deste liquido, algo que ainda é uma dificuldade para um quarto das famílias cabo-verdianas.

A presidente da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), Marize Gominho, referiu durante a cerimónia de assinatura, hoje, na Praia, que, além do processamento de água, haverá uma "intervenção estruturante" ao nível das infraestruturas com o protocolo hoje assinado.

O projeto prevê um "reforço da capacidade de armazenamento e adução de água, através da construção de reservatórios, redes de interligação, estações de bombagem e sistemas de monitorização".

Com o investimento, deverá ser garantida "mais água para a população e setores de atividade" económica, acrescentou.

A gestão da água, assente em diferentes estações dessalinizadoras, é um fator crucial para o arquipélago, onde a chuva é rara.

 

PUBLICIDADE