Vulcão entra em erupção na Etiópia pela primeira vez em 12 mil anos
Adis Abeba - Um vulcão no nordeste da Etiópia entrou domingo em erupção, pela primeira vez em 12 mil anos, lançando fumo e cinzas que se elevaram até 14 quilómetros e afetaram a qualidade do ar em vários países orientais.
Segundo noticiou o jornal britânico The Guardian, o vulcão Hayli Gubbi, localizado na região de Afar, na Etiópia, a cerca de 800 quilómetros da capital, Adis Abeba, entrou em erupção no domingo durante várias horas.
O funcionário local Mohammed Seid referiu que não houve vítimas, mas a erupção pode ter implicações económicas para a comunidade local de pastores, advertiu.
"Embora nenhuma vida humana ou gado tenha sido perdida até agora, muitas aldeias foram cobertas de cinzas e, como resultado, os seus animais têm pouco para comer", lamentou.
O vulcão, com cerca de 500 metros de altitude, está situado no Vale do Rift, uma zona de intensa atividade geológica onde duas placas tectónicas se encontram.
Nuvens de cinzas do vulcão espalharam-se pelo Iémen, Omã, Índia e norte do Paquistão, declarou o VAAC (Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas).
Consequentemente, as autoridades locais do Iémen advertiram hoje a população de que as emissões procedentes da erupção do vulcão podem causar asfixia e infeções pulmonares em quem se expuser a elas, após terem detetado cinza nas províncias ocidentais de Al Hodeida e Taiz.
Também a Índia alertou as companhias aéreas que tomassem medidas devido à nuvem de cinzas no ar.
A Direcção-Geral de Aviação Civil da Índia (DGCA, na sigla em inglês) pediu hoje às companhias aéreas do país que revissem os seus planos de voo e ajustassem rotas e combustível.
O organismo indiano advertiu que as cinzas em altitude representam um risco para os motores e sistemas de navegação, pelo que instou as companhias a evitar estritamente as áreas afetadas, bem como a reforçar o acompanhamento dos avisos meteorológicos e as atualizações técnicas.
A nuvem de cinzas desloca-se para o norte da Índia, justamente quando cidades como Nova Deli enfrentam níveis irrespiráveis de poluição do ar.
A região de Afar, na Etiópia, onde se situa o vulcão, é propensa a sismos, no entanto, o Programa Global de Vulcanismo do Smithsonian Institution, dos Estados Unidos da América, explicou que o Hayli Gubbi não teve erupções registadas durante o Holoceno, período histórico que começou há cerca de 12.000 anos (no final da última idade do gelo).