União Africana realiza Conferência sobre Agricultura Digital
Adis Abeba - A Comissão da União Africana, através do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está a organizar, entre 1 e 3 de Dezembro, a primeira Conferência da União Africana sobre Agricultura Digital, na sede da União Africana, em Adis Abeba (Etiópia), indica o site da organização.
Sob o tema "Moldando a Política Agrícola para o Futuro da África: Inovação, Práticas Inteligentes em Relação ao Clima e Transformação Digital para o Desenvolvimento Sustentável", o evento tem como objectivo principal acelerar a adopção e a utilização de tecnologias digitais no sector agrícola africano para aumentar a produtividade, a sustentabilidade e a resiliência.
A conferência debate diversas áreas temáticas transversais, incluindo Serviços de Extensão Digital, Inovações em Tecnologia Agrícola, Acesso a Mercados e Cadeias de Valor, Agricultura Inteligente em Relação ao Clima, Políticas e Regulamentação, Gestão de Dados e Privacidade.
O certame vai ainda debater a Gestão de informações e recomendações práticas para formuladores de políticas, profissionais de desenvolvimento e outras partes interessadas, Promoção da colaboração e as parcerias para impulsionar a inovação digital na agricultura.
Capacitação de agricultores e comunidades rurais através do acesso a ferramentas e informações digitais bem como a Apresentação de iniciativas bem-sucedidas de agricultura digital e inspirar mais inovação e investimento no sector constituem outros eixos do encontro.
Em 2020, o Conselho Executivo da UA decidiu que os departamentos da UA desenvolveriam, no âmbito da Iniciativa de Políticas e Regulamentação para a África Digital (PRIDA), estratégias e planos sectoriais continentais, tendo a Agricultura sido identificada como um sector prioritário.
A PRIDA tem objectivos específicos a conectividade, legislação política, governança da Internet e a inclusão das TIC em outros setores.
Assim, a Comissão da União Africana, por meio do Departamento de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Meio Ambiente Sustentável, desenvolveu a Estratégia de Agricultura Digital (DAS), que foi adoptada pelo Conselho Executivo em Fevereiro de 2024 “para promover o acesso universal e a preços acessíveis à banda larga em todo o continente, a fim de desbloquear os benefícios futuros dos serviços baseados na internet”.
Em consonância com a Agenda 2063 da UA, “A África que Queremos”, a Iniciativa de Desenvolvimento Avançado para a África (DAS para África) baseou-se em iniciativas e estruturas existentes, como o Programa para o Desenvolvimento de Infraestruturas na África (PIDA).
Também se fundamentou na Área de Livre Comércio Continental Africana (AfCFTA) e as Instituições Financeiras da União Africana (IFUA), para apoiar o desenvolvimento de um Mercado Único Digital (MUD) para a África, como parte das prioridades de integração da União Africana. A Iniciativa África Inteligente definiu a criação de um Mercado Único Digital na África como sua visão estratégica.
A Agenda 2063 da UA “para a África que queremos” contém aspirações que incluem objectivos que reconhecem a importância das TIC e de cidadãos bem-educados para o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável.
A Conferência Inaugural de Agricultura Digital da UA reunirá autoridades governamentais e formuladores de políticas, pesquisadores e cientistas agrícolas, inovadores tecnológicos e startups, agricultores e organizações de agricultores, agronegócios e actores da cadeia de valor, profissionais de desenvolvimento e ONG, instituições académicas e de pesquisa, além de doadores e investidores.