África

África


PUBLICIDADE

Etiópia expande ensino da língua chinesa

Etiópia expande ensino da língua chinesa
Etiópia expande ensino da língua chinesa Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h21 06/12/2025

Adís Abeba – A Etiópia e a China discutiram a expansão do ensino do idioma do país asiático nas escolas locais, informou hoje o Ministério da Educação etíope, citado pela Prensa Latina.

O ministro da Educação da Etiópia, Behanu Nega, realizou sexta-feira conversações com Yu Yunfeng, director-geral do Centro de Cooperação em Educação e Línguas do Ministério da Educação em Pequim, com foco no fortalecimento da cooperação no sector entre os dois Estados membros do BRICS.

Yunfeng destacou os laços de longa data entre as duas nações e descreveu Addis Abeba como um "parceiro estratégico da China".

Especificou que o gigante asiático busca expandir o ensino do chinês para além dos programas limitados actualmente oferecidos em universidades seleccionadas.

“Isso não só permitiria aos cidadãos aprender vários idiomas, como também contribuiria significativamente para o fortalecimento da cooperação entre os povos”, afirmou. Nega, por sua vez, expressou o interesse do ministério em ampliar o alcance do ensino da língua chinesa.

Observou que, embora os programas já tenham começado em algumas universidades, é necessário estendê-los a outras instituições, incluindo cinco novas escolas secundárias federais que serão inauguradas neste ano lectivo.

Solicitou também o apoio da China no fornecimento de professores qualificados.
Ambas as partes concordaram com a importância de desenvolver um quadro curricular para o ensino da língua chinesa nas escolas secundárias.

Da mesma forma, comprometeram-se a realizar conversas preliminares sobre o desenvolvimento curricular, o fornecimento de livros didácticos e a alocação de professores para promover uma implementação mais ampla.

Por fim, será criada uma comissão conjunta com o objectivo de elaborar um acordo detalhado para a implementação das iniciativas analisadas, segundo a fonte.

 

PUBLICIDADE