Forças Armadas do Benim frustram tentativa de golpe de Estado
Cotonou - O governo do Benin afirmou hoje que as suas Forças Armadas frustraram uma tentativa de golpe de Estado, após um grupo de soldados deste país da África Ocidental ter reivindicado, em rede nacional de televisão, a tomada do poder.
A casa de Patrice Talon terá sido atacada, mas o Presidente está em segurança, de acordo com as autoridades. Grupo de militares tomou a televisão pública para dizer que o “demitiram das suas funções”
Entretanto, o Ministério do Interior já fez saber o Presidente Patrice Talon que está em segurança, ainda que não se conheça a sua localização.
Os militares, liderados pelo tenente-coronel Pascal Tigri, conseguiram tomar a televisão pública beninense e fazer transmitir, em repetição, uma mensagem onde anunciavam que “demitiram das suas funções” o Presidente Talon.
Referiam ainda a criação de um suposto Comité Militar para a Refundação, que seria liderado por Tigri, a suspensão da Constituição e de todas as instituições e partidos políticos e o encerramento de todas as fronteiras do Benim.
A situação está agora “sob controlo”, afirmou o ministro do Interior, Alassane Seïdou, num vídeo no Facebook. “No início da manhã deste domingo, dia 7 de Dezembro de 2025, um pequeno grupo de soldados levou a cabo um motim com o objectivo de desestabilizar o Estado e as suas instituições”, descreveu.