Filho do ex-Presidente do Benim foi preso hoje após tentativa de golpe
Cotonou - Chabi Yayi, filho do ex-Presidente do Benim e atual líder da oposição, Thomas Boni Yayi, foi preso na madrugada de hoje em casa, informou o partido, “Os Democratas”, uma semana após a tentativa fracassada de golpe de Estado.
Em comunicado, o partido afirmou que Yayi, secretário nacional de Negócios Estrangeiros do partido, "foi sequestrado de casa por volta das 02h00 (TMG) por indivíduos em uniformes", sem qualquer explicação para a prisão.
"Foi levado para a Brigada Económica e Financeira, e nenhuma informação formal foi comunicada à sua família ou representantes do partido.
O partido Os Democratas condena veementemente este ato, que viola os princípios do Estado de Direito e as liberdades fundamentais garantidas pela Constituição, e expressa a sua preocupação com a segurança física do responsável", lê-se no comunicado.
O partido exigiu a sua "libertação imediata" e pediu às autoridades que "investiguem minuciosamente esse sequestro, que ocorre num contexto nacional complexo".
A detenção ocorreu uma semana após uma tentativa fracassada de golpe de Estado por um grupo de militares que queria derrubar o presidente do Benim, Patrice Talon.
Thomas Boni Yayi, que governou o país de 2006 a 2016, condenou a tentativa de golpe em declarações em vídeo.
Desde a tentativa de golpe, foram feitas várias detenções, incluindo a de participantes e a do ex-ministro da Defesa e figura da oposição, Candide Azannai, que está sob custódia da polícia por "conspiração contra a autoridade do Estado e incitação à rebelião".
No entanto, o tenente-coronel Pascal Tigri, líder do golpe, que foi frustrado com o apoio militar da vizinha Nigéria, permanece em liberdade e o seu paradeiro é desconhecido.