Marrocos intensifica resposta nacional às condições climáticas extremas
Rabat – O Marrocos lançou uma grande operação de resposta emergencial em todo o país, devido às condições climáticas extremas de inverno - incluindo temperaturas congelantes, chuvas torrenciais, neve e inundações repentinas - que afectam grande parte do território.
As autoridades distribuíram ajuda emergencial terça-feira para cerca de 28 províncias afectadas pelas severas condições climáticas, informou o Africanews.
A operação visa apoiar dezenas de milhares de famílias com suprimentos essenciais de alimentos, cobertores e outros itens de ajuda humanitária, com as autoridades prevendo alcançar cerca de 73 mil famílias necessitadas.
Alertas vermelhos foram emitidos devido à forte queda de neve - até 80 centímetros nas montanhas do Alto Atlas - enquanto grande parte do centro e norte de Marrocos enfrenta alertas laranja devido às chuvas intensas.
O mau tempo já causou muitos danos: inundações repentinas na cidade costeira de Safi mataram pelo menos 37 pessoas, danificaram dezenas de casas e arrastaram veículos durante o fim de semana.
De acordo com o plano nacional de resposta, as autoridades estão a mobilizar recursos para garantir o acesso a áreas remotas e de alta altitude e manter os serviços essenciais.
Equipas de desobstrução de estradas, centros de monitoramento e comités provinciais de vigilância estão a trabalhar para manter as vias abertas e responder rapidamente a emergências.
As autoridades também alertam para as condições climáticas adversas, como o frio e a neve, e pedem aos moradores que permaneçam cautelosos, especialmente ao viajar.
Os esforços de ajuda reflectem a estratégia mais ampla do Marrocos para proteger as comunidades vulneráveis e mitigar os impactos do que as autoridades descrevem como um inverno excepcionalmente rigoroso.