EDUCAçãO
Nigéria reabre 47 escolas federais após reforço da segurança
19/12/2025 20h11
Lagos - O Governo Federal da Nigéria reabriu todas as 47 Escolas Federais de Unidade que haviam sido fechadas em Novembro em meio ao aumento da insegurança e a uma onda de sequestros em massa de estudantes em diversos estados, informou o Africanews.
Em comunicado divulgado quinta-feira pelo Ministério da Educação, as actividades académicas foram totalmente retomadas, após as autoridades reforçarem as medidas de segurança dentro e ao redor das escolas.
Segundo a porta-voz do ministério, Folasade Boriowo, os alunos retornaram em segurança às suas escolas, muitos concluindo os seus programas académicos de Dezembro e outros terminando os exames.
O Governo garantiu aos pais, responsáveis e ao público que a segurança, o bem-estar e a protecção dos estudantes continuam sendo uma prioridade máxima e que está a trabalhar em estreita colaboração com as agências de segurança para manter a estabilidade e restabelecer a normalidade nos ambientes educacionais em todo o país.
As autoridades enfatizaram que a reabertura das escolas reflecte a determinação da administração em defender o direito de todas as crianças à educação em um ambiente seguro e protegido, e em evitar novas interrupções no calendário académico.
Os encerramentos ocorreram após uma série de ataques nos estados do Norte, incluindo sequestros em massa de alunos e professores que suscitaram preocupação em todo o país e levaram ao encerramento de escolas em Novembro.
Com o retorno dos alunos às salas de aula, o Governo afirma que permanece comprometido com o desenvolvimento do capital humano e com a garantia de que a educação continue sem interrupções, apesar dos desafios de segurança em curso.