POLíTICA

Seis mulheres africanas na lista mundial das mais poderosas em 2025

Seis mulheres africanas na lista mundial das mais poderosas em 2025Imagem: DR

21/12/2025 20h36

Lyon - Seis africanas constam entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2025, segundo a lista da Forbes tornada publica neste sábado.

A Forbes sublinha que, em toda a África, as mulheres estão a fazer história na política, nos negócios e na imprensa.

As seis mulheres africanas cujas conquistas estão a transformar o continente e o mundo, são:

Mary Vilakazi – África do Sul
Mary Vilakazi é uma das principais executivas financeiras da África do Sul. Iniciou sua carreira na PwC, tornando-se uma das sócias mais jovens aos 27 anos, e posteriormente actuou como directora financeira do Grupo de Serviços Minerais.

Ingressou no FirstRand em 2018 como directora de operações do grupo e a 1 de Abril de 2024, tornou-se a primeira mulher e a primeira mulher negra a liderar o FirstRand Group, a maior empresa de serviços financeiros da África do Sul em valor de mercado. Judith Suminwa Tuluka – República Democrática do Congo

Judith Suminwa Tuluka tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira-Ministra da República Democrática do Congo em Junho de 2024. Ex-funcionária do PNUD e economista, actuou anteriormente como ministra de Estado e Planeamento.

Sua experiência abrange finanças públicas, orçamento, avaliação de programas e coordenação nacional.
Netumbo Nandi-Ndaitwah – Namíbia

Em 21 de Março de 2025, Netumbo Nandi-Ndaitwah tomou posse como a primeira mulher presidente da Namíbia. Política veterana e ex-vice-presidente, ocupou cargos importantes no governo, incluindo o de ministra das Relações Exteriores e do Meio Ambiente.

Desde que assumiu o cargo, ela tem se empenhado em reduzir a dívida do país e fortalecer as políticas nacionais.
Mpumi Madisa – África do Sul
Mpumi Madisa é a primeira mulher negra a liderar uma empresa listada entre as 40 maiores da Bolsa de Valores de Joanesburgo.

Assumiu o cargo de CEO da Bidvest em outubro de 2020, após ascender em diversas funções nas áreas de vendas, marketing e assuntos corporativos. Sob sua liderança, a Bidvest expandiu-se globalmente, recuperou a lucratividade e administra cerca de 130.000 funcionários.

Ngozi Okonjo-Iweala – Nigéria
Ngozi Okonjo-Iweala, uma das economistas mais renomadas do mundo, actuou como captadora de recursos para o Banco Mundial, presidente da Gavi e copresidente da Comissão Global sobre Economia e Clima. Em 1 de Março de 2021, tornou-se a primeira mulher e a primeira africana a liderar a Organização Mundial do Comércio, sendo reconduzida ao cargo para um segundo mandato em 2024.

Mo Abudu – Nigéria
Mo Abudu é uma empresária nigeriana do ramo da mídia e fundadora da EbonyLife Media, que molda a narrativa africana globalmente. Em 2025, a revista TIME a nomeou uma das “100 pessoas mais influentes do mundo”.

Recentemente, lançou o Afro Film Fund, uma iniciativa de US$ 50 milhões para produzir filmes e séries de origem africana, e expandiu sua marca para o Reino Unido com o EbonyLife Place London.

 

Mais lidas


Últimas notícias