RELATóRIOS
Relatórios fortalecem os sistemas e dados energéticos no continente

27/12/2025 12h00
Luanda - A Comissão Africana de Energia (AFREC) lançou, oficialmente, um novo conjunto de relatórios de diagnóstico e planos de acção dos próximos cinco anos, com objectivo de apoiar os Estados-membros da União Africana e as Comunidades Económicas Regionais (CERs) no estabelecimento dos Sistemas Nacionais e Regionais de Informação Energética.
O lançamento dos relatórios aconteceu durante um evento de alto nível, realizado na semana passada, em Dakar, capital do Senegal, com a participação de secretários permanentes, altos funcionários do sector Energético, coordenadores nacionais e parceiros técnicos.
O evento, de acordo com dados publicados pela União Africana na sua página oficial, representou um marco importante na busca de África por políticas energéticas baseadas em dados e pela integração continental.
A cerimónia foi orientada pelo director executivo da AFREC, Rashdi Ali Abdallah, na presença do secretário permanente do Ministério do Petróleo, Energia e Mineração (MPE) do Senegal, Cheikh Niane.
Rashdi Ali Abdallah referiu que os dados energéticos confiáveis e harmonizados deixaram de ser opcionais e tornaram-se essenciais para a segurança energética, bem como o planeamento de investimentos e a soberania política da África.
“Nenhuma política energética eficaz pode existir sem dados energéticos confiáveis, e nenhuma integração continental pode ter sucesso sem Sistemas de Informação Energética credíveis e harmonizados", afirmou.
Os relatórios descrevem as reformas prioritárias, os investimentos e as necessidades de capacitação para desenvolver sistemas de estatísticas energéticas modernos, confiáveis e harmonizados, capazes de apoiar o acesso universal à energia, à industrialização, à segurança energética e uma transição energética justa.