União Africana reafirma importância da parceria com Alemanha
Adis Abeba - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Mahmoud Ali Youssouf, reafirmou a importância da parceria duradoura entre a UA e a Alemanha, sublinhando o compromisso comum com o multilateralismo, a paz e a segurança, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, informa o bloco africano no seu portal oficial.
Durante uma audiência concedida quinta-feira, em Adis Abeba, ao chefe da diplomacia alemã, Johann David Wadephul, o presidente da Comissão da União Africana expressou o apreço da UA pelo apoio de longa data e baseado nos princípios da Alemanha aos esforços de desenvolvimento de África.
Mahmou Ali Youssouf saudou também o apoio contínuo da Alemanha às principais prioridades da organização panafricana, incluindo a consolidação da paz, a boa governação, a gestão da migração, a segurança sanitária e a Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), bem como o Programa Fronteiriço da UA e a AFRIPOL.
O responsável da UA congratulou-se ainda com o compromisso anunciado pela Alemanha de canalizar 88 milhões de euros (1 euro equivale a 1.070 kwanzas) para o período 2026-2027 e reconheceu o papel de liderança alemã como parceiro fundamental na promoção da agenda da AfCFTA.
Na ocasião, as duas entidades trocaram pontos de vista sobre questões regionais e internacionais de paz e segurança. Quanto à situação na região dos Grandes Lagos, salientaram a necessidade urgente de um cessar-fogo, de esforços de mediação coerentes e liderados por África e de diálogo regional de inclusão.
No que diz respeito ao Sudão, as partes concordaram com a importância de esforços internacionais e regionais complementares centrados no diálogo, na cessação imediata das hostilidades e na protecção dos civis.
Por sua vez, o ministro Wadephul sublinhou a necessidade imperativa de reforçar o domínio africano dos processos de desenvolvimento e das iniciativas de mediação, em consonância com os princípios da parceria, do respeito mútuo e da responsabilidade partilhada.
Johann David Wadephul reafirmou o apoio da Alemanha à manutenção da paz e à diplomacia preventiva liderada por África, avançando que a Alemanha irá trabalhar com a União Europeia para apoiar a Missão de Apoio e Estabilização da União Africana na Somália (AUSSOM).
Reiterou também o apoio da Alemanha à defesa de África pela reforma do sistema das Nações Unidas, incluindo a representação permanente da África no Conselho de Segurança da ONU. O ministro saudou a integração de África no G20, observando que traz um novo impulso à cooperação global.