Exército nigeriano abate comandante do Boko Haram
Abuja - O exército da Nigéria anunciou, no domingo, que aniquilou um comandante de alto escalão do Boko Haram e outros 10 militantes durante uma operação nocturna no estado de Borno, no nordeste do país, informa a agência Reuters.
As forças armadas, que identificaram o líder abatido como Abu Khalid, apontaram-no como o segundo no comando do Boko Haram na Floresta de Sambisa, um dos principais redutos do grupo extremista.
“Abu Khalid era uma figura-chave dentro da hierarquia terrorista, uma vez que coordenava as operações e a logística no eixo de Sambisa”, afirmou o exército em comunicado.
O exército nigeriano acrescentou que não houve baixas entre as suas tropas e que as operações de limpeza continuam em várias áreas conhecidas como esconderijos dos insurgentes, incluindo a Floresta de Sambisa, as Montanhas Mandara, o Triângulo de Timbuktu e outras zonas onde actuam o Boko Haram e o Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP), no nordeste do país.
A Nigéria enfrenta há mais de uma década a insurgência do Boko Haram e do seu grupo dissidente ISWAP, num conflito que já provocou a morte de dezenas de milhares de pessoas e o deslocamento de milhões na região do Lago Tchad.