Mais de 50 mil médicos nigerianos trabalham no exterior
Abuja - A Associação Médica da Nigéria (NMA) revelou que mais de 50.000 médicos formados na Nigéria actualmente trabalham fora do país, devido ao recrutamento agressivo de profissionais estrangeiros e a melhores pacotes de benefícios.
Numa visita de cortesia ao Quartel de Kalapanzi, em Kakuri, Kaduna, no fim-de- semana, o presidente nacional da Associação Médica Nigeriana (NMA), Bala Mohammed Audu, elogiou as forças armadas nigerianas, em especial o Exército, pelos sacrifícios feitos em defesa do país, segundo o jornal online Daily Trust.
Audu, ao falar sobre os esforços para reduzir o turismo médico e a fuga de cérebros, disse que o país estava perdendo um número significativo dos seus profissionais médicos para países estrangeiros.
“Parece haver mais médicos nigerianos no estrangeiro do que no país. Isso significa que estamos a falar de mais de 50.000 médicos nigerianos a trabalhar fora do país”, referiu.
“Isso só é possível graças à qualidade dos médicos que a Nigéria forma. Muitas vezes, não se trata apenas de médicos nigerianos deixarem o país e irem para outros lugares, mas também de países que vêm à Nigéria recrutar médicos e levá-los para o exterior, mesmo quando eles não se candidatam a sair”, declarou.