Namíbia e Botswana assinam acordo de conectividade transfronteiriça
Windhoek - A maior operadora móvel da Namíbia, a MTC, e a empresa estatal Botswana Fiber Networks (BoFiNet) assinaram um acordo para melhorar a conectividade transfronteiriça e a colaboração entre os dois países.
A parceria destinada a melhorar a infra-estrutura digital na África Austral foi formalizada na terça-feira na capital do Botswana, Gaborone, informou o MTC num comunicado divulgado na quarta-feira.
Através do memorando de entendimento, as duas partes estabelecerão um quadro estruturado para a interligação transfronteiriça de fibra, troca de capacidade e colaboração de trânsito IP entre a Namíbia e o Botswana, refere o comunicado.
Ajudará a melhorar a importante rota do corredor Buitepos-Ngoma para tornar as redes digitais de ambos os países mais fiáveis e rápidas.
“O corredor Buitepos-Ngoma não é um mero ponto de interligação física”, afirmou o Diretor-Geral da MTC, Licky Erastus. "É uma via fundamental para a nossa estratégia de expansão internacional, proporcionando um ponto de entrada operacional no ecossistema grossista do Botswana, ao mesmo tempo que reforça a posição da Namíbia como um mercado de trânsito e de acesso digital."
O CEO em exercício da BoFiNet, Keabetswe Segole, reafirmou o compromisso da sua empresa em aprofundar a colaboração prática e liderada pelas infra-estruturas entre o Botswana e a Namíbia.
"Este envolvimento não é meramente institucional, mas estratégico a nível nacional, contribuindo para a resiliência digital regional e fortalecendo as relações bilaterais de longa data entre o Botswana e a Namíbia", disse Segole, citado no comunicado.