Por Redacção
Um dos maiores fenómenos de todos os tempos do basquetebol angolano, Jean-Jacques Nzadi da Conceição é o homenageado da edição de 18.03.23 do programa Biografia.
Nascido aos 3 de abril de 1964, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), começou no futebol como guarda redes do Bangu FC e só aos 17 anos mudou para o basquetebol.
O desporto nasceu com família. O falecido pai sempre teve o cuidado de comprar uma bola para cada filho. Cresceu a gostar de desporto e de jogar à bola.
Começou a jogar no clube desportivo 1º de Agosto aos 16 anos e o seu primeiro treino foi com o treinador “Rui Neto”. Ainda aos 16 anos ascendeu a sénior e integrou a primeira selecção da carreira.
Representou Angola no AfroBasket, onde conquistou um recorde de sete títulos africanos e conquistou cinco campeonatos da liga angolana a cargo do primeiro de Agosto, e quatro taças de Angola.
Nunca jogou na NBA, mas teve uma carreira de sucesso na Europa, na década de 90, quando liderou o dream team do Benfica, treinado por Mário Palma, com Carlos Lisboa e Mike Plowden. Jean-Jacques encantou Portugal e a Europa, onde conquistou 10 campeonatos.
Em 2011, em Antananarivo Capital do Madagáscar, nas comemorações do 50º aniversário da FIBA África, Jacques foi eleito o jogador mais valioso da história do Basketball Africano.
Saiba mais sobre sua história no Biografia, exibido aos sábados, às 20h45, na TV Girassol (20 na Zap e 54 na TV Cabo).