Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

Michael Jackson: Rei do Pop e ícone cultural

O cantor Michael Jackson em cena do videoclipe de "Thriller"
O cantor Michael Jackson em cena do videoclipe de "Thriller" Imagens: Reprodução web

Bravo da Silva

Publicado às 12h18 07/09/2023 - Actualizado às 12h18 07/09/2023

Michael Joseph Jackson nasceu em Gary, Estados Unidos, a 29 de agosto de 1958 e faleceu em Los Angeles no dia 25 de junho de 2009. Cantor, compositor e dançarino norte-americano, Michael Jackson, considerado o "Rei do Pop", é um dos ícones culturais mais importantes e influentes de todos os tempos e um dos maiores artistas da história da música.


As suas contribuições para o sector musical, a dança e a moda por mais de quatro décadas, juntamente com a divulgação de sua vida pessoal, fizeram dele uma figura global. Sua estreia profissional aconteceu em 1964, ao lado dos irmãos mais velhos, como membro do grupo The Jackson 5.
O início da carreira a solo foi em 1971, na Motown Records, e o estrelato nessa fase veio com o álbum Off the Wall, em 1979.


No início dos anos 1980, Michael tornou-se uma figura dominante na música popular. Seus vídeos musicais, incluindo os de Beat It, Billie Jean e Thriller, do álbum Thriller, de 1982, são creditados por quebrar barreiras raciais e transformar o meio em uma forma de arte e ferramenta promocional.
Sua popularidade ajudou a levar o canal de televisão MTV à fama. Bad (1987) foi o primeiro álbum a produzir cinco singles número um da Billboard Hot 100. Jackson continuou a inovar ao longo dos anos 1990, com videoclipes como Black or White e Scream, e suas performances de palco e vídeo popularizaram técnicas de dança complicadas. As suas músicas e estilos influenciaram artistas de vários gêneros.


Michael Jackson é um dos artistas com as maiores vendagens de todos os tempos, com mais de 500 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Thriller é o álbum mais comercializado da história, com vendas estimadas de 70 milhões de cópias. Seus outros trabalhos, incluindo Dangerous e Book, também aparecem nas listas dos mais vendidos.


Michael ganhou centenas de prêmios (mais do que qualquer outro artista da música popular), foi introduzido duas vezes no Hall da Fama do Rock and Roll e é o único artista pop ou rock a ser incluído no Dance Hall of Fame. Entre suas outras realizações estão 39 recordes no Guinness World Records (incluindo o de artista de maior sucesso de todos os tempos).


Jackson também foi o primeiro artista a ter um single entre os dez primeiros na Billboard Hot 100 em cinco décadas diferentes. Em 2016, seu patrimônio era 825 milhões de dólares, o valor anual mais alto de uma celebridade já registrada pela Forbes. Em 2009, na sua morte, os fãs de Jackson em todo o mundo expressaram profunda tristeza e o seu funeral público foi transmitido ao vivo.

PUBLICIDADE