A história de Pelé, o Rei do Futebol


Edson Arantes do Nascimento, conhecido no mundo do futebol por Pelé, nasceu em Três Corações, Brasil, a 23 de outubro de 1940, e morreu de doença em São Paulo a 29 de dezembro de 2022.
Pelé, que viveu 82 anos, foi um futebolista brasileiro que actuou como avançado. Descrito como o "Rei do Futebol", é considerado o maior atleta e futebolista de todos os tempos.
Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e um dos dois vencedores conjuntos do prémio Melhor Jogador do Século da FIFA.
Igualmente em 2000, Pelé foi eleito Atleta do Século pelo Comité Olímpico Internacional (COI). De acordo com a IFFHS, o brasileiro é o quarto maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, tendo marcado 796 golos em 812 partidas de 1957 a 1977.
No total foram 1.283 golos em 1.363 jogos (incluindo amistosos não-oficiais), um recorde mundial do Guinness. Durante a sua carreira, Pelé foi durante um período o atleta mais bem pago do mundo.
Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos 15 anos de idade e pela Selecção Brasileira aos 16 anos.
Ao longo da carreira pela selecção brasileira, sagrou-se campeão em três edições da Copa do Mundo FIFA: 1958, 1962 e 1970, sendo o único a fazê-lo como jogador.
Contando os golos oficiais, Pelé é o segundo maior goleador da história da Selecção Brasileira, com 77 golos em 92 jogos, e também o maior artilheiro da história do Santos, tendo levado a equipa à várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes em 1962 e 1963.
Conhecido por conectar a frase "jogo bonito" ao futebol, Pelé tornou-se uma estrela rapidamente e após se aposentar em 1977, tornou-se embaixador mundial do futebol e fez muitos trabalhos de actuação e comerciais.
Em janeiro de 1995, foi nomeado ministro do desporto do Brasil no governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 2010, foi nomeado presidente honorário do New York Cosmos dos Estados Unidos, equipa em que jogou no anos 70.
No Brasil, Pelé é aclamado como herói nacional pelas suas realizações no futebol e pelo seu apoio a políticas que melhoram as condições sociais dos pobres.
Ao longo da sua vida recebeu vários prémios individuais e colectivos. As conquistas e recordes de Pelé são um legado para o desporto mundial.
Várias pesquisas apontam o astro como a personalidade do desporto mais conhecida de todos os tempos, e é também reputado como o brasileiro mais famoso.